O que é?
A Comissão Própria de Avaliação da FACC foi criada em 2004. Em 2018 foi reestruturada e organizada para melhor identificar as necessidades de aprimoramento da instituição frente aos docentes, discentes coordenadores e colaboradores em geral.
Tem por finalidade construir um processo coletivo de articulação de ações de melhoria contínua, voltadas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da IES
Por que avaliar?
Em 2004 o processo de Avaliação Institucional passou a ser uma exigência do Governo Federal, sustentada pela a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A avaliação institucional possibilita uma constante coleta de dados que ampliam o conhecimento da instituição sobre seus pontos positivos e aspectos de melhoria. São estas informações que possibilitam a instituição planejar práticas acadêmicas, para a busca de níveis de qualidade compatíveis com a Missão, Visão e Valores da FACC Faculdade de Concórdia.
Objetivos da Avaliação
1 - Sensibilizar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral para o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que gere ações reflexivas e de possibilidade aplicativa na melhoria da gestão educacional;
2 - Identificar e viabilizar a política e as práticas gerenciais cabíveis para a melhoria dos processos de Ensino, Pesquisa acadêmica e Extensão da FACC.
3 - Identificar e refletir sobre aspectos positivos e negativos da FACC, frente as dez dimensões estabelecidas pela legislação;
4.- Apontar, com base nos resultados da Auto Avaliação, os aspectos a serem aprimorados, assim como as ações a serem estabelecidas para os mesmos;
5 - Enriquecer e aprimorar a relação da IES com a comunidade em geral, identificando ações de aprimoramento para esta relação.
Comissão Própria de Avaliação
Segundo o estabelecido pelo art.11 da Lei 10.861/04, é responsabilidade das Instituições de Ensino estabelecer uma CPA composta por grupos representante das diversas representatividades sociais e acadêmicas. A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Concórdia foi instituída pela Portaria Nº 014/2018/DG-FACC. Sendo composta por diversos atores representantes dos coordenadores, corpo docente, discentes e sociedade civil. Os mesmos estruturam sua participação na consciência crítica do processo de avaliação e na definição de propostas de melhoria dos processos acadêmicos da IES.
São os seguintes os participantes da comissão, assim como suas referidas funções:
I - Coordenadora da Comissão: Carla Pinheiro Carvalho:
II - Representante dos Docentes: Jorge Alberto Marques Lara
III - Representante dos Coordenadores: Rutinéia Rossi
IV - Representante dos Funcionários: Aldir Roberto Perozin
V - Representante dos Discentes: João Gabriel Pagliosa Morelato
VI - Representante da Sociedade Civil: Sônia Gleci Hack
Quando e como acontece?
A finalização da Avaliação Institucional é anual e acontece no mês de novembro de cada ano. O questionário é composto de perguntas voltadas para os coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico e pode ser acessado pelo portal da instituição na internet.
Após a coleta (semestral ou anual) e análise das respostas é estruturado um relatório cujas informações devem ser repassadas para o público participante e ao MEC. Também é desenvolvido um Plano de Melhorias, baseado nas informações obtidas na pesquisa, e em parceria com a Direção, a CPA e comunidade acadêmica.