A aula prática, foi realizada pela professora Maristela, juntamente com os acadêmicos da 10ª fase de agronomia (AGRO 310), na disciplina de Tecnologia de Produtos Agropecuários, com os produtos minimamente processados.

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Sábado, dia 17 de setembro de 2016, os acadêmicos da 4ª fase do Curso de Bacharelado em Agronomia da FACC - Faculdade Concórdia, juntamente com a Direção, a Coordenação e a professora Thaise, realizaram uma atividade social no Recanto do Idoso, isto é, o plantio de diferentes espécies hortícolas como, alface, repolho, salsa, cebolinha, tomate, rúcula, cenoura, etc. Esta atividade teve como objetivo, oportunizar aos acadêmicos o conhecimento sobre o preparo do solo e cultivo de hortaliças, bem como da importância de se estabelecer novas relações, promovendo o bem-estar social em grupos em nossa comunidade.

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No dia 15 de setembro de 2016, o acadêmico Ronaldo Marchezan da 4ª fase do curso de Bacharelado em Agronomia da FACC Faculdade Concórdia, participou da VI MIC - Mostra de Iniciação Científica, realizada nas dependências do Instituto Federal Catarinense, onde apresentou oralmente o trabalho intitulado em Efeito de diferentes substratos na germinação de sementes de Cedrela fissilis, com orientação da Profª Ma. Thaise Gerber. Vale ressaltar que este trabalho foi desenvolvido pela Bolsa de Pesquisa do Art. 170 do Governo de Santa Catarina, onde o trabalho levou em consideração a necessidade de melhor conhecimento das características de germinação das espécies nativas, além de contribuir, apoiar e gerar conhecimento aos acadêmicos para incentivo à pesquisa. Parabéns ao acadêmico Ronaldo, que não se limitou somente a entrega do relatório final da pesquisa, mas foi além do esperado.

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No dia 08/07/2016 e 09/07/2016 os acadêmicos do curso de agronomia da turma AGRO 63 participaram do curso de formação sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR com o Professor Márcio Freschi. Na oportunidade foi estudado na prática as vantagens, desvantagens e dificuldades da operacionalização do aplicativo. O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
Na prática o CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Essa ferramenta é importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O curso teve por objetivo visualizar, compreender e sanar dúvidas.

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No sábado, dia 02 de Julho de 2016, os acadêmicos da 3ª fase do Curso de Bacharelado em Agronomia da FACC - Faculdade Concórdia – realizaram uma aula prática para vivenciar os conceitos teóricos aplicados na disciplina de Mecanização Agrícola.
A aula prática realizada no Núcleo de Práticas Agronômicas - NPA foi coordenada pelo professor Lindomar Pritsch e contou ainda com a participação da professora Laudete Sartoretto e dos funcionários responsáveis pelo NPA.
Analisaram-se os diferentes componentes mecânicos de um trator agrícola, e aspectos ligados a sua manutenção e correto uso, realizaram-se práticas como cálculo de velocidade de tratores, volume de defensivo aplicado por unidade de tempo bem como número de sementes semeadas por tempo de deslocamento, além de explanações acerca uso e manutenção de diferentes implementos agrícolas.

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No dia 04 de Junho de 2016, acadêmicos da 5ª fase do Curso de Agronomia da FACC - Faculdade Concórdia, juntamente com a professora Laudete Sartoretto, participaram de atividades práticas no NPA. Dentre estas, efetuou-se o preparo de uma sementeira (canteiros) e plantio de sementes de várias espécies como, caqui, abacate, manga, limão cravo, tangerina entre outras. Esta atividade teve como objetivo a obtenção de mudas a partir de sementes para que a próxima turma de fruticultura possa realizar os enxertos sobre estas mudas. Além disso, os acadêmicos aprenderam a realizar a poda em pessegueiros, preparar os diferentes tipos estacas para obtenção de mudas via estaquia, e também os diferentes métodos de enxertia, como garfagem, borbulhia, placa, entre outros. A orientação para a poda dos pessegueiros foi a de formação, que consiste em orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes, visando à formação de uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa em forma de taça. Além dos benefícios às plantas, a atividade prática, proporcionou também conhecimento e aprendizagem aos acadêmicos, que muito empolgados desempenharam muito bem às atividades propostas.

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