No dia 16/03/2019 os acadêmicos do Curso de Agronomia (AGRO93), juntamente com o professor Márcio Freschi, realizaram uma visita técnica a Empresa Celulose Irani S/A. A visita referente à disciplina de Sistemática Vegetal teve por objetivo conhecer a estrutura da empresa e o seu funcionamento. A ideia foi aliar teoria e prática para oportunizar aprendizagens significativas entre os discentes.

Na ocasião o acadêmico Cristian Matheus Rodrigues, que é funcionário da empresa, procedeu com explicações e conhecimentos pertinentes ao cultivo de pinus, eucalipto, mudas nativas e plantas daninhas. Bem como proferiu explicações técnicas a respeito da produção de mudas e o trabalho de campo junto as áreas de cultivo de pinus e eucalipto da empresa.

Na oportunidade visitou-se o viveiro de mudas em todas as suas etapas produtivas e funcionalidades. Nesse momento os acadêmicos da agronomia tiveram uma visão geral de como ocorre na prática essa atividade e os cuidados necessários para a produção de mudas sadias e de alta qualidade.

É importante salientar que foi possível observar a diferença entre as espécies cultivadas no viveiro como, mudas de pinus, eucalipto, e de espécies nativas, bem como o cultivo de plantas daninhas, as quais são utilizadas para testes de dosagens de defensivos agrícolas.

Após, efetuou-se a visita na parte interna da fábrica, onde foi possível observar a grandiosidade em todas as etapas, desde o processamento da matéria prima até a transformação da mesma em papel.

Clique para ver ampliado as FOTOS da Visita!

Aula prática no laboratório de microscopia, com o Prof. Márcio Freschi da disciplina de Genética do curso de Agronomia, com a colaboração das alunas Débora e Karoline.
Observação de laminas de tecidos e de material genético.


Clique para ver ampliadas as FOTOS da aula prática!

Clique para ver ampliado as FOTOS das Caixas!

Hoje, dia 18 de abril de 2017, estiveram no Recanto do Idoso realizando uma atividade social, a Diretora Administrativa e Presidente Lions Concórdia Centro, Professora Neiva Schwertz, o acadêmico da 5ª fase do Curso de Bacharelado em Agronomia da FACC, Leonardo Munaretto, a Professora Thaise Gerber, e a Coordenadora do Curso de Agronomia Laudete Sartoretto. Além da entrega dos alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza,  recebidos do trote solidário, efetuou-se também o plantio de  260 mudas de diferentes espécies hortícolas como, alface, beterraba, repolho, cenoura, brócolis, etc. Esta atividade faz parte de um projeto de parceria firmado entre a FACC e o Recanto do Idoso, objetivando promover o bem-estar social em grupos de nossa comunidade, estabelecendo novas relações de conscientização.

Clique para ver ampliado as FOTOS da atividade! 

No dia 01 de abril de 2017, os acadêmicos da 3ª fase do Curso de Bacharelado em Agronomia da FACC - Faculdade Concórdia, participaram de uma aula prática de Mecanização Agrícola na propriedade do Sr. Osvaldo Bonna, em Irani, SC. Os mesmos foram acompanhados pela professora da disciplina, Laudete Sartoretto. A atividade teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos o contato com as máquinas e implementos agrícolas, bem como de acompanhar a colheita de soja (grãos e sementes) e milho (grãos). Além disso, os mesmos tiveram uma excelente explanação sobre o planejamento da lavoura agrícola, pelo Sr. Cícero, agrônomo responsável pela fazenda, e de como conduzir os tratos culturais, visando alcançar as metas pré-estabelecidas. Os acadêmicos na oportunidade, visitaram ainda o silo e o parque de máquinas e implementos agrícolas utilizados na propriedade, os quais, quando manejados de forma correta e racional, visam a conservação dos solos, obtenção de boas produtividade e a preservação do meio ambiente. Entenderam também a importância de conhecer e seguir as normas de segurança no momento de desenvolver as atividades no campo com as máquinas agrícolas.

Clique para ver ampliada as FOTOS da aula prática!