O objetivo do Curso de Engenharia Civil da FACC – Faculdade Concórdia é formar profissionais aptos a atuarem em toda e qualquer área da Engenharia Civil, tanto no gerenciamento de obras quanto em projetos e pesquisas. Desenvolver habilidades e capacidades necessárias ao eficiente e adequado desempenho profissional, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. Proporcionar a formação de uma consciência crítica, capaz de identificar e buscar soluções aos problemas contemporâneos, de seu espaço e de seu mundo.

Como objetivos específicos, o Curso de Engenharia Civil da FACC – Faculdade Concórdia busca:

  • Formar um engenheiro comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico;
  • Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
  • Proporcionar formação humanística e ética, fundamental à integração do profissional à sociedade e ao trabalho multidisciplinar;
  • Fornecer sólidos conhecimentos nas áreas básicas;
  • Oportunizar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa;
  • Oferecer condições para o uso de software, estações de trabalho e redes de comunicação;
  • Capacitar o aluno para conceber e operar sistemas complexos;
  • Propiciar, ao aluno, domínio sobre conceito de produtividade, segurança do trabalho, preservação do meio ambiente, conforto ambiental, compreensão dos problemas administrativos, econômicos, políticos e sociais;
  • Habilitar o aluno para trabalhos em equipes interdisciplinares, multidisciplinares e liderança de grupos;
  • Proporcionar a formação de um engenheiro criativo e empreendedor condizente com as necessidades do mercado atual;
  • Desenvolver no aluno habilidades para comunicar-se nas formas escrita, oral e gráfica.

 

Perfil do profissional

O perfil do formando do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil está em consonância com o estabelecido na Resolução nº. 11, de 11 de março de 2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil e que assim orienta:

a) Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

b) Compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. O egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da ciência da engenharia, por conseguinte para obtermos o perfil desejado, o projeto pedagógico contempla parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares contempladas, bem como de abordagens propostas para a aquisição do conhecimento adquirido.

Mercado de trabalho

Ainda durante a faculdade o aluno já terá os seus primeiros contatos com empresas ligadas à área de Engenharia Civil, podendo criar vínculos e conhecimentos importantes para abrir portas em sua carreira depois de formado.

Boa parte dos profissionais formados na área desempenham atividades de desenvolvimento e execução de projetos. O engenheiro civil atua, sobretudo, em projetos da construção civil, calculo e execução de estruturas de edificações, pontes, rodovias e tantos outros campos que compõem os espaços urbanos e necessitam de seus serviços.

Investimento

Valor do crédito 2017: R$56,00
Quantidade de créditos na 1ª fase: 20
As mensalidades são em número de 6 (seis) parcelas no semestre, a primeira parcela será efetivada no ato da matrícula.
Os valores das mensalidades sofrem reajuste anual.


Coordenação

Profa. Ma. Graziela Dal’Lago Hendges
Fone: (49) 3444-5006
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portaria

 VEJA A PORTARIA Nº 611 DE 30 DE OUTUBRO DE 2014